segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Você dá pérolas aos porcos?

Dar pérolas aos porcos é uma frase bíblica no Novo Testamento proferida por Jesus, quando desenvolveu o Sermão da Montanha que se tornou muito popular: Não deis pérolas aos porcos.
Em Mateus capítulo 7 versículo 6 " Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se vos despedacem.

"Dar pérolas aos porcos", segundo o wikcionário (dicionário universal de conteúdo livre), significa dar algo de valor a quem não o aprecia ou compreende.

Um exemplo seria o que fizemos com Jesus, que nos veio à Terra encarnado, Ele que já evoluira muito, merecia viver num mundo sublime feito apenas de paz e amor, nos veio para ensinar por puro amor e nós os "porcos" crucificamo-lo sem dó e nem piedade, até hoje muito pouco sabemos dos ensinamentos por Ele proferido, não compreendemos as "pérolas" que nos foram ofertadas...
Frequentemente atiramos nossas pérolas aos porcos, sabe como?
desperdiçando nossos valores mais nobres, nossos sentimentos verdadeiros e mais puros de nossas almas com aqueles que ainda não são capazes de compreender tudo isso...pois que cada um está no seu nível de evolução...
Jesus nos ensinou essa lição a mais de 2000 mil anos...
Somos pérolas do Criador, pérolas guardadas nas ostras das nossas imperfeições, mais é no caminho (nas vidas sucessivas) que ocorre nosso despertar e não há um caminho como disse o poeta Sevilhano António Machado
 "caminhante, não há caminho,
 faz-se caminho ao andar.
 Ao andar faz-se o caminho"
...e para finalizar a reflexão deixo a lição da ostra que circula pela web com autoria desconhecida...porém de conteúdo belíssimo..
"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas."
Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia.
Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, ás células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola vai se formando.
Uma ostra que não foi ferida, de modo algum produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. O mesmo pode acontecer conosco.
Você já sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Então, produza uma pérola, nunca esmoreças, nem jogues pérolas aos porcos...

Bjo e Boa Noite!
(Foto da minha mandala)

Nenhum comentário:

Postar um comentário