sexta-feira, 1 de outubro de 2010

o Tejo de Fernando Pessoa e o Tejo que corre pela minha aldeia...

"O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
 Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia...
 Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia." 
                                                                             (Fernando Pessoa)

Você valoriza o rio que corre pela sua aldeia?
Digo o santuário interior, aquele rio da própria intimidade, que desce, sobe, faz círculos, dentro do nosso plano mental...
Acho que eu não tenho valorizado o meu Tejo como deveria...
Às vezes, admito que tenho permitido, que alguns rios vizinhos, desaguem suas poluições no meu Tejo, e o que tenho a ver com a falta de preocupação do vizinho?! 
Dá um trabalho enorme trazer a paz e o equilíbrio novamente ao meu Tejo...
Não tenho cuidado como deveria...
Não tenho valorizado como poderia...
Pois se tenho uma parte da mãe natureza comigo, o que mais posso querer?!
Se tenho um Deus interior que me acolhe e me acompanha em todos os momentos...porque não valorizo meu santuário divino?
Pois começo a partir de agora a compreender que o Tejo que Deus me emprestou nessa vida....é tudo o que tenho...e o que me faz Feliz...é minha própria alma....é meu próprio espírito...são todos meus dons....e conquistas...
Compreendo agora...que só tenho a agradecer a Fernando Pessoa por me emprestar o seu Tejo, para que eu pudesse descobrir o rio lindo que corre pela minha aldeia....Obrigada meu Deus!

Manu, a menina que sabia ouvir...
(Foto tirei em São Sebastião do Paraíso/MG - Termópolis)

3 comentários:

  1. olha só ...estive fazendo um tour pelos poemas de Pessoa ainda agorinha mesmo! hehehehe

    e viva nosso proprio Tejo!! bjão

    ResponderExcluir
  2. Oi, que bom que você me visita sempre...
    pois é, esse poema ficou martelando na minha cabeça um dia a noite, enquanto eu não escrevi essa postagem não parou de me perturbar rsrs
    Bjaum

    ResponderExcluir
  3. anamariadelimademello7 de outubro de 2010 às 20:17

    Manu fiquei encantada com seu texto em cima de um texto tão profundo e sentimental,vc é grandiosa.alma boa para buscar na profundidade de fernando pessoa,o que realmente ele quer passar com suas escritas de grande talendo,seu conteúdo não deixa a desejar,ótimo adorei...por favor qualquer dia leia e comente a " A leveza do ser"lí a muito tempo e gostei demais e é bem o seu estilo....bjos.

    ResponderExcluir