terça-feira, 28 de setembro de 2010

A cozinha dos Alquimistas

Comprei o Livro "A cozinha dos alquimistas" da Berenice Lara, sintonizadora dos elixires de cristais Dharma, o livro ensina algumas receitas muito práticas e você tem a opção de acrescentar as essências de cristais ou outra que você goste para enriquecer a vibração do preparo...sabe que enquanto eu estava fazendo eu ia pensando comigo como cozinhar é um ritual, pode ser um ritual do bem, quando cozinhamos pensando em coisas boas, momentos agradáveis, emitindo pensamentos amorosos aos que vão saborear o prato, ou então um ritual maléfico, quando preparamos com raiva, sem vontade, pensando em todos os problemas da nossa existência, já pensou o veneno que as vezes preparamos??

Eu fiz essa receita e gostei muito, faça do jeito que você costuma fazer, ok?
Bom, então vamos lá!!!
Torta de Maçã dos Lara 
Massa
*6 colheres (sopa, cheias) de farinha de trigo
*1 colher (sopa, cheia) de açúcar
*1 colher (sopa, rasa) de fermento em pó
*2 colheres (sopa) de manteiga
*1 gema
*+ou - 1/2 xícara (café) de leite

1-Peneire a farinha de trigo com o açúcar e o fermento em pó. Junte a gema, a manteiga e vá despejando  aos poucos o leite, até o ponto em que a massa estiver boa pra ser aberta.
2-Amasse bem e abra  bem fininha, com o rolo, ou diretamente sobre um pirex untado com manteiga, de maneira fina e regular, até a borda do pirex.
3-Coloque o creme e sobre ele o recheio de maçãs.
4-Com as sobras da massa da torta, corte tirinhas bem finas e coloque cruzando sobre esse recheio, para enfeitar. Asse em forno brando e bem depressa, só para dourar a massa.

Creme
-1 1/2 xícara (chá) de leite
*1 colher (sopa) de manteiga
*3 colheres (sopa, cheias) de açúcar
*1 colher (sopa) de maisena
*gotas de baunilha para perfumar
*1 gema (tirar a pele, passando pela peneirinha)

1-Junte o leite, a manteiga, o açúcar e a baunilha numa panelinha e leve ao fogo.
2-Dissolva a maisena num pouco de leite à parte, junte a gema, misture muito bem e adicione ao leite da panela, mexendo bem para não encaroçar, até o ponto de creme.

Recheio de maçã 
*4 maçãs verdes azedas
*caldo de 1 limão
*5 colheres (sopa) de açúcar
*Madeira Petrificada, Elixir de Cristal, 15 gotas ( Eu usei a formula alto astral que vem com o livro, e usei uma outra que tenho Presença do Eu superior e umsa gotinhas de Rescue Remedy que são dos Florais de Bach, você pode preparar com a essência que tiver, se não tiver nenhuma essência, pode aplicar o Reiki, ou então pode simplesmente preparar com amor, emitindo pensamentos bons, vibrando pela alegria no lar e daqueles que irão saborear essa maravilhosa torta)
  1- Fatie as maçãs descascadas bem fininho, junte o açúcar e o suco de limão.
  2-Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até se desfazer numa pasta grossa. Não precisa apurar, nem deve escurecer. Desligue e junte as gotinhas de Elixir de Cristal, caso você as tenha e queira colocar.

Toque do Alquimista
Esta é uma receita tradicional da família, que passa de mãe para filha há pelo menos quatro gerações. A maçã sempre exerceu um fascínio sobre os homens, histórica e mitologicamente. O "pomo da discórdia" é uma expressão que vem do mito grego, no que foi talvez o primeiro concurso de beleza da humanidade. No monte Olimpo, Hera (rainha das deusas) , Afrodite (deusa do amor) e Atenas (deusa da justiça) disputavam a posição de mais bela.
Zeus então pediu que Páris, filho renegado do rei de Tróia, decidisse a questão, por sua larga experiência com as mulheres. O prêmio seria uma maçã de ouro. Páris, com medo de desagradar qualquer das deusas, sugeriu dividir a maçã em três partes iguais, mais essa idéia não foi aceita. As deusas tentaram subornar Páris: cada qual ofereceu aquilo que era de seu domínio, caso a escolhesse. Hera lhe ofereceu poder no mundo, Atenas a posição de guerreiro mais valente e justo e Afrodite, despindo-se, ofereceu a taça do amor, prometendo-lhe a mulher mais linda do mundo. Páris, experiente com as mulheres, mais sem valores morais e espirituais ainda bem consolidados, escolheu Afrodite. Acontece que a mulher mais linda era Helena, casada com o rei de Esparta. Ao verem que Afrodite vencera, Hera e Atenas ficaram ressentidas  e resolveram se vingar, atiçando a ira do marido traído, dando início à Guerra de Tróia, que acabaria com a total destruição da cidade.
Quando penso nas poderosas forças que movem uma família em determinada direção, mesmo que inconscientemente, gosto de juntar gotas do Elixir de Madeira Petrificada, como forma de sutilizar o Karma, transformando-o em Dharma... Conte a história, quando servir sua torta de maçãs.


(Receita do Livro A cozinha dos Alquimistas - Autora Berenice Lara - A foto é da mandala que fiz)
Depois me contem como foi o preparo!!!!


Bjaum

2 comentários:

  1. Manu, querida!

    Ando fascinada com as sintonias...hoje quase fiz umapostagem de receita culinária...hehe

    mas mais que isso,
    eu escrevi um livro sobre a religião Wicca, onde alguns preconceitos eu pretendo desmascarar...e um deles é a culinária...a alquimia que se dá na cozinha.
    Sim, é um ritual e sim, podemos temperar com muito amor e poder os alimentos de nossa família.

    Que bom foi ter conhecido vc!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz que tenha gostado!!!
    Vi seu blog e adorei tudo, pensei em sintonia, lembrei da Cristina Cairo no livro as Leis da Afinidade, explicando como ocorre tudo em nossa vida, e com certeza temos muito a aprender uma com a outra!
    Também adorei ter te conhecido!!!
    Abração!!!

    ResponderExcluir